Pagar água pelo consumo e não pela área construída, realidade em Pelotas

Por: Vicente Amaral, líder comunitário Vicenteamaral.amaral@gmail.com

Se você, assim como eu, considera injusta a forma pela qual a água é cobrada em Pelotas, ligue urgente para o telefone (53)8408-5322 e fale comigo. Na condição de líder comunitário, venho, há quatro anos, lutando contra essa verdadeira aberração, que não atende a Lei 11.445/2007 - Lei de Diretrizes de Saneamento Básico, que estabelece a cobrança sobre consumo. Portanto, a prefeitura de Pelotas descumpre a lei e nós pagamos uma das tarifas mais caras do Estado. 

Ademais, o sistema vigente não incentiva a economia de água, uma vez que o contribuinte que consumir um litro ou 20 mil litros pagará o mesmo valor, já que o cálculo será elaborado a partir da área construída. A água deveria ser cobrada da mesma forma que é, por exemplo, a energia elétrica. Alguém que sai de férias, ao retornar, pagará sua conta de luz e telefone pela tarifa mínima. Já a conta de água é paga integralmente, mesmo que não se utilize uma gota sequer. Dessa forma, os veranistas do Laranjal, apesar de só utilizarem água durante quatro meses do ano, pagam o valor integral o ano inteiro. 

E o que dizer dos muitos dias em que a água falta nas torneiras? No final do mês a conta vem no mesmo valor. Pagamos por algo que não recebemos. Em suma, consumindo-se ou não o precioso líquido, uma coisa é certa: a nossa tarifa é cobrada da mesma forma; pagamos o mesmo valor. E o faturamento do Sanep sempre estará garantido. Se aumentarmos as nossas residências, a autarquia vem, mede tudo e aumenta a nossa conta de água. 

Sendo assim, tenho um projeto de iniciativa popular, igual a de Porto Alegre. Mas para isso é preciso que se forme uma comissão e colher mais assinaturas para que, após, possa ser encaminhado urgentemente à Câmara de Vereadores, já que, até o momento, nenhum vereador se sensibilizou com esta causa. Conto com todos. Obrigado.

moisesalba | linkpelotas
Táxi, chame: 53-84061744 ou 53-84388960
Carro com Ar-Condicionado e preços especiais para viagens.