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terça-feira, 6 de setembro de 2011

Prefeitura e Dnit discutem solução para demandas de Pelotas

O prefeito Adolfo Antonio Fetter recebeu, na manhã de hoje (5), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado, Vladimir Roberto Casa, e apresentou o dossiê elaborado pela Prefeitura que une três demandas feitas pelo Município: a alteração da rede férrea, o contorno rodoviário e a construção de um novo acesso pelo sul da cidade. O documento foi entregue ao superintendente, que o encaminhará ao Ministério dos Transportes. O prefeito Fetter adiantou, também, que deve ir a Brasília, nos próximos dias 13 e 14, para reforçar as solicitações e sua urgência à nova equipe do Ministério. Casa se comprometeu a avaliar a demanda e encaminhar o processo, disse que a parte da Prefeitura estava feita: provocar o assunto e dar ideias para os responsáveis. A Azonasul encaminhou ao Ministério dos Transportes essas alterações como prioridades da região, e não só do Município. Reforçando a necessidade de alteração da estrada de ferro, juntou-se uma cópia de ação civil pública, em que o Ministério Público pede a sinalização e sincronização de todos os cruzamentos em nível - o que teria custo muito elevado e seria ineficiente, na opinião do prefeito. A documentação entregue ao superintendente será agora encaminhada ao DNIT em Brasília e posteriormente ao Ministério dos Transportes. As obras solicitadas Um deles para viabilizar um novo acesso sul, cuja entrada seria diretamente pela rua General Osório, onde já está sendo construído o loteamento Osório, para desobstruir a primeira quadra da rua, e permitir que ela tenha a mesma largura das demais. A mudança facilitará o acesso ao Centro do Município, e ao mesmo tempo desobrigará os veículos de carga, que têm o porto como destino, a cruzar a zona central. A outra obra, que tem projeto executivo desde 1998, é o de alteração da linha férrea, para retirar da área urbana a estrada de ferro que hoje forma um labirinto por dentro da cidade, com oito cruzamentos de nível, que interrompem o fluxo de pedestre e veículos, aumentam os riscos de acidentes, e perturba os moradores da região, com buzinas e trepidações, dia e noite – já que a região é bastante populosa, ao contrário de quando foi instalada a estrada, na década de 1880, quando foi construída o mais próximo possível da cidade, que ali já havia terminado. Já foi licitada, pelo Governo Federal, a duplicação do contorno rodoviário que liga a BR-116 à 392 – da Ponte do Retiro até a Cica e de lá até a Ponte do São Gonçalo. Fetter enfatizou que a duplicação é importante para o desenvolvimento da região, porém é necessário que se faça antes a realocação da estrada de ferro, sob pena de a duplicação e construção de viadutos, por cima da atual, inviabilizar, mais tarde, sua transferência.
Data: 05/09/2011 Hora: 15:16 Redator: Alessandra Meirelles
Fonte: PMPelotas

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